Cuidar do sorriso é muito mais do que cuidar da boca

Quando o assunto é saúde bucal, é comum vir à mente um sorriso bonito, dentes perfeitos e aparência que transmite vitalidade.
A estética então acaba se sobressaindo ao hábito da prevenção, contudo beleza nem sempre é sinal de saúde. Inclusive, na odontologia, o caminho é sempre a garantia da saúde bucal primeiro, para depois se tratar a parte estética do sorriso. Confira alguns motivos sobre a importância de se preocupar com a saúde e a estética dos dentes.

Prevenção bucal: como ela deve ser feita

Aquela história de que se você cuidar dos dentes da forma correta durante toda a vida talvez nem vai precisar usar prótese (dentadura) é a mais pura verdade. Os dentes de um indivíduo costumam ser fortes mas requerem cuidados específicos para que eles não passem por desgaste, enfraquecimento ou até perda total. Toda pessoa precisa cuidar dos dentes de leite (os que aparecem durante a infância) e dos dentes permanentes (os que acompanham o indivíduo por quase toda a vida).

A fórmula mágica da “vida longa” dos dentes todo mundo já sabe: fazer uma boa higiene bucal (escovação completa dos dentes com creme dental e uso do fio dental), regrar a alimentação (mais frutas, verduras e sucos naturais; menos doces, carboidratos e refrigerantes) e visitar o dentista no período habitual de seis em seis meses. O médico dos dentes irá realizar a análise clínica da sua saúde bucal, examinando dentes, gengiva e língua, verificando a necessidade de fazer exames, limpeza, radiografias, aplicações de flúor ou selantes. Tudo para maximizar o cuidado com seus dentes, evitando assim transtornos futuros.

Estética bucal: para se ter dentes perfeitos
A Odontologia Estética é hoje uma área que vive em constante avanço, são métodos e procedimentos novos que surgem para proporcionar o máximo de conforto, saúde e beleza no sorriso. Sua relevância no bem-estar das pessoas é enorme, afinal a imagem pessoal sempre influencia na maneira como encaramos a vida, como somos vistos pela sociedade e como nos posicionamos. E o sorriso, quando está belo e saudável, ele se torna capaz de elevar a autoestima de um indivíduo, deixando-o confiante em relação à personalidade que possui.

Aparelhos ortodônticos, clareamento dental, lentes de contato, facetas para os dentes, implantes e coroas são alguns dos tratamentos estéticos para os dentes, melhorando a aparência dos mesmos. Transformar o sorriso é totalmente possível e necessário, como falamos anteriormente por questões da autoestima do indivíduo. Além de que os procedimentos estéticos acabam ajudando na mastigação, na resistência da estrutura do dente ou até no preenchimento de lacunas que a dentição desalinhada costuma provocar.

E afinal, por que ter dentes sadios?
Respondendo de forma bem direta: pois é sempre mais econômico. Tanto do ponto de vista da prevenção quanto da estética bucal, é necessário que os dois comportamentos andem juntos para que o sorriso seja sempre belo e saudável. O hábito de visitar com regularidade o dentista é uma ação econômica e menos dolorosa, pois previne problemas bucais custosos de serem tratados. O médico dos dentes irá acompanhar o estado de tratamentos feitos anteriormente (se é necessária alguma manutenção) e a saúde bucal estará sempre em dia (se tem uma cárie na fase inicial ela é logo retirada, evitando complicações).

Partilhamos com vocês alguns conselhos:

  1. Lavar os dentes sempre após as refeições escovando de forma rotacional
  2. Os espaços entre os dentes têm de ser limpos com fita dentária, fio ou escovilhão (de acordo com o espaço existente);
  3. Quem tem estruturas mais complexas na boca, como implantes, ou doenças, como periodontite, deve manter os cuidados específicos aconselhados pelo médico-dentista;
  4. De seis em seis meses é aconselhada uma consulta de higiene oral e de manutenção;
  5. Redução da ingestão de alimentos e bebidas com açúcar. Sara Lisboa chama a atenção para a necessidade de se ensinarem estas regras às crianças, lembrando que “a última coisa a fazer à noite antes de dormir é lavar os dentes e não beber leite ou comer uma bolacha”. Quanto aos refrigerantes e bebidas isotónicas, sublinha o seu “elevado teor de açúcar”, o que “tem impacto na acidez da saliva e na mucosa oral e consequentemente no desgaste do esmalte e aumento da sensibilidade dentária, que são problemas que têm vindo a aumentar”;
  6. Cuidado com o tabaco, álcool e café – É conhecida a influência que estas substâncias têm na cor dos dentes, mas há que destacar também que, no caso do tabaco, “este entra na cavidade oral a uma temperatura elevada, o que constitui uma constante agressão à mucosa”. Já no que diz respeito ao álcool, a dentista realça que este “é uma das principais causas de cancro oral”.