Automedicação: um mal dos nossos dias

A automedicação é um grave problema de saúde pública em Portugal, por muito irreal que isso possa parecer! Sempre que sentir mal-estar, deve consultar o seu médico, que acima de tudo é a pessoa mais indicada para o ajudar nos seus problemas de saúde.

Automedicação, um grave problema de saúde pública

A automedicação caracteriza-se pela prática de ingestão de substâncias medicamentosas sem a devida prescrição e sem o acompanhamento por parte de um profissional qualificado. Ou seja, ocorre quando alguém decide tratar-se através do seu conhecimento pessoal, podendo recorrer a conhecimentos de familiares ou amigos, assim como a crenças populares.
É ponto assente que os medicamentos são necessários na melhoria de algumas queixas e na manutenção do bem-estar físico e mental das pessoas mas apenas serão verdadeiramente eficazes se houver uma indicação médica clara para a sua utilização.
Atualmente a questão da automedicação é um grave problema de saúde pública em Portugal, por muito irreal que isso possa parecer!

Um dos maiores riscos de se utilizar erradamente medicamentos é tomar doses desadequadas e excessivas que podem originar efeitos colaterais indesejáveis, os quais originam quadros clínicos atípicos que podem, por vezes, ser interpretados de forma errada. Um mesmo medicamento, na mesma dose, ao ser tomado durante o mesmo período de tempo por duas pessoas distintas com diagnósticos similares, pode no entanto ter resultados diferentes, podendo ser bastante eficaz para uma e pouco eficaz na resolução dos problemas da outra. O ideal seria que as pessoas não se automedicassem: a vida saudável não se encontra nos anúncios de produtos farmacêuticos que prometem a cura para todos os males, mas sim numa boa alimentação, hábitos saudáveis e numa vida sã.

Os remédios atuam no organismo de formas diferentes

Quanto maior for o número de medicamentos ingeridos, será igualmente maior a probabilidade de reações dispépticas, como azia ou dores de estômago.
A utilização indiscriminada de antibióticos pode levar a que algumas bactérias se tornem imunes a estes últimos. Quando isso acontece torna-se necessário recorrer a outros antibióticos mais fortes e cria-se progressivamente uma resistência aos antibióticos, o que constitui um sério problema de saúde pública.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta para os perigos decorrentes de uma ingestão de medicamentos de forma não vigiada, tais como:

  • Diagnóstico incorreto da patologia assim como atraso e possível agravamento no tratamento da mesma.
  • Escolha de tratamento desadequado.
  • Administração da dose de medicamento incorreta (quer seja pela sub-dosagem quer pela sobredosagem).
  • Duração inadequada do tratamento.
  • Possibilidade de reações alérgicas.
  • Possibilidade de aparecimento de efeitos secundários.
  • Possíveis interações medicamentosas.
  • Armazenamento de medicamentos em condições propícias à sua deterioração.

Nunca podemos dissociar a automedicação dos grupos de risco a ela agrupados:

  • Crianças: Quer pela sua fragilidade física, quer pelo seu organismo ainda em desenvolvimento deve evitar-se que os adultos mediquem as crianças sem consultar um médico.
  • Idosos: Devido à sua constituição física vulnerável e frágil devem abster-se ao máximo desta prática. Aqueles que padecem de doenças mais graves em caso algum devem recorrer a uma terapêutica de automedicação.
  • Grávidas: As mulheres grávidas apenas poderão tomar medicamentos prescritos pelo seu médico assistente uma vez que, ao agirem de outra forma e optarem por se auto medicar, poderão estar a pôr em risco a vida do feto.

O que fazer numa emergência

Sabemos que por vezes temos mesmo que recorrer à automedicação, porque o nosso médico não se encontra disponível para nos consultar, porque estamos fora da nossa área de residência.
Nesses casos, existe uma série de conselhos que podem ser seguidos com vista a praticar uma automedicação responsável, tais como:

  • Ler com atenção o folheto informativo antes de utilizar qualquer medicamento.
  • Verificar se o medicamento não provoca interações com outros medicamentos que esteja atualmente a tomar.
  • Em caso de persistência de sintomas ou para esclarecimento de dúvidas consulte o seu médico ou farmacêutico.
  • Não utilize medicamentos fora do prazo de validade.
  • Não ultrapasse os períodos aconselhados para o tratamento.
  • Caso surjam efeitos secundários adversos, consulte imediatamente o seu médico.
  • Guarde os medicamentos em locais secos e de difícil acesso a crianças.

Automedicar-se é muitas vezes gastar dinheiro duplamente: primeiro com os medicamentos adquiridos sem prescrição do médico, depois com a consulta e com os medicamentos prescritos pelo médico.

A vida humana é importante e deve vivê-la de uma forma plena, complementando-a com a prática de exercício físico, uma alimentação saudável, desfrutando da companhia de quem mais aprecia e, sempre que necessário, consultando o seu médico, que acima de tudo é a pessoa mais indicada para o ajudar nos seus problemas de saúde. Ajude-se a si próprio… Consulte o seu médico!

Lembre-se: Para ter uma vida sã, evite consultar-se com amigos e conhecidos…Evite a automedicação!


– Conteúdo revisto pelo Conselho Científico da Saúde+.
– A presente informação não vincula a Saúde+ a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde, nem a consulta de um médico e/ou especialista.